Em cada 100 pessoas apenas 9 vão ter a possibilidade de adquirir casa e 2 comprar carro nos próximos 2 anos em Angola


Segundo um inquérito feito pelo jornal Valor Económico, as famílias angolanas não prevêem melhorias na situação económica nos próximos 12 meses com advento do aumento dos preços de bens e serviços e a falta de emprego entretanto, em cada 100 cidadãos apenas 9 pderão adquirir casa e dois deverão comprar carro nos próximos anos, em Angola.

Foto: autocars

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) no início deste ano, sobre o Inquérito de Conjuntura no Consumidor, as famílias entendem que, nos últimos 12 meses, aumentou o nível de desemprego e dos preços de bens e serviços, e afirmaram que a “situação económica do país e das famílias piorou”. Mais do que isso, antevêem aumento dos preços dos bens e serviços nos próximos 12 meses.

No primeiro trimestre de 2023, a confiança das famílias voltou a descer para 5%, em demonstração da permanente tendência de queda face aos 3 do quarto trimestre de 2022. Em comparação ao exercício homólogo de 2022, em que caiu para 7%, observa-se uma ligeira melhoria, que é também verificada nos restantes trimestres até 2019. O que poderá influenciar para na aquisição de bens, nomeadamente imóveis como casas, carros entre outros, num inquérito feito por analistas económicos citado pelo referido jornal.

O inquérito ressalta que desde 2019 que a confiança das famílias angolanas apresenta um comportamento negativo, influenciado pela situação económica e pelo escalar do desemprego, dois factores que continuam também determinantes nos níveis de pobreza.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *