Os empresários angolanos Ivanilson Machado, Miguel Carneiro e Zandre Campos estão entre os 100 líderes económicos com menos de 40 anos do continente, de acordo com a revista Forbes África.
Pelo terceiro ano consecutivo, o director-geral da Pumangol, Ivanilson Machado 37 anos, que em Maio foi eleito uma das 100 pessoas afro- descendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, e Miguel Carneiro de 35 anos, do Fundo Soberano de Angola, fazem parte da restrita lista dos jovens economistas mais influentes de África da Forbes, na posição 18 e 11, respectivamente. Para 2018, aparece também na 52 posição, o empresário Zandre Eudénio de Campos de 39 anos, CEO da ABO Capital.
O director-geral da Pumangol Industrial está na vanguarda do sector. Os seus grandes desafios passam por manter o crescimento das vendas e alcançar novas metas. A mais recente é o fornecimento de Jet às aeronaves. As obras estão avançadas, nos aeroportos Internacional 4 de Fevereiro, de Catumbela, Lubango, e no aeroporto de Ondjiva.
Do percurso que passa por CEO da Sociedade Baía de Luanda e hoje no Fundo Soberano de Angola, destaca-se a formação realizada no estrangeiro, especificamente nos Estados Unidos e em Espanha, e a capacidade de mobilizar esforços em torno do mega-projecto da marginal que é hoje o bilhete postal do País.
Zandre Campos é um advogado formado em Portugal e que esteve na Sonangol Holding, até 2009. Foi administrador executivo formal da Nazaki Oil & Gas. A Nazaki é a companhia parceira da empresa norte-americana Cobalt International, que opera os blocos 9 e 21 de pré-sal.
Zandre foi também administrador do extinto banco BESA. Presentemente, Zandre Campos dirige o grupo ABO Capital que congrega a “Oshen” e que tem a sua sede no 23 andar do prédio China Internacional Fund (CIF). (Veja aqui a lista completa)