Um total de 103,1 milhões de Barris de Petróleo Bruto foram exportados por Angola, no quarto trimestre de 2023, num valor de 8,63 mil milhões de dólares, informou, esta quarta-feira, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, durante a cerimónia de apresentação das realizações do 4º trimestre do mercado de Petróleo Bruto.
Segundo o governante, à semelhança dos trimestres anteriores, a China foi o principal destino das exportações do petróleo bruto angolano com 52,82%, seguindo-se a Espanha com 8,02%, a Holanda e a Índia com 6,63% e 6,49%, respectivamente.
José Barroso, disse ainda que os dados preliminares mostram um total de 386,42 milhões barris de petróleo bruto exportados, a um preço médio ponderado de 81,3 dólares por barril, que correspondem a um valor bruto de aproximadamente 31,4 mil milhões de dólares norte americanos, sendo a China o principal destino das exportações do ano, com cerca de 57%. E impactaram positivamente na estabilização do preço no mercado internacional, a extensão dos cortes de produção definidos pela Arábia e a Rússia, até ao final de 2023, e os conflitos armados entre Israel e o Hamas e entre a Rússia e a Ucrânia.
0 Comentário