Director do INAGBE preocupado com estudantes “bolseiros turistas” no exterior do país


O director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE), Milton Chivela, denunciou, recentemente, a existência de estudantes a beneficiar de bolsas de estudo no exterior do país sem rendimento escolar, por apresentarem um comportamento de “turistas”.

Foto:NJ/DR

Milton Chivela, lamentou em entrevista à Angop, o facto de o governo gastar avultadas somas de dinheiro para a formação de quadros, mas em muitos casos sem o retorno desejado.

“Ao longo deste ano, tivemos situações ‘menos boas’, agora estamos a concluir o relatório de prova de vida feita em Portugal e Espanha.  Lamentavelmente, fruto do programa de mérito, dados preliminares apontam que alguns cidadãos estão a fazer passeio turístico e não académicos. Vimos casos de estudantes que ao longo do ano académico transacto não estiveram em salas de aulas, e consequentemente foram recebendo os subsídios”, disse o responsável.

O director fez saber que se trata de quadros com alguma maturidade, que estudam para o mestrado ou doutoramento, enviados, principalmente, para Portugal e Espanha, mas abandonaram os estudos e o país de formação sem darem qualquer satisfação. Ainda assim continuam a usufruir os valores monetários do erário.

Para inverter o quadro, indicou que já foi feito um trabalho nestes países para se determinar o número exacto dos estudantes, através do processo de prova de vida, de modo a serem responsabilizados.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *