Crise Cambial Dificulta Crescimento Económico do País


Dificuldades para importar, escassez de divisas, falta de produção nacional e muitos outros factores relacionados com a crise cambial tem afectado de modo negativo a economia do país.

dinheiro

Investidores e distribuidores reclamam das dificuldades que têm tido para importar suas mercadorias, da escassez de divisas, e da falta de produção nacional que substitua os produtos importados. Muitas lojas de pequena e grande dimensão foram obrigadas a reduzir a produção devido a falta de divisas e o preço elevado dos produtos importados. A Lactiangol, por exemplo, tem trabalhado lentamente, reduzindo até mesmo a produção de lacticínios, foi forçada a adiar um investimento que o permitiria duplicar a produção. Outras tiveram de encerrar o ano por falta de produtos em stock.

“A produção nacional não tem expressão na nossa actividade. Mesmo incluindo bebidas não passará de 10% a 15%. São dados que vamos avaliar e pôr no mercado com realismo”, disse Carlos Cunha, coordenador da comissão instaladora da nova associação de distribuidores (ECODIMA).

O Banco Nacional de Angola tem se esforçado para  aumentar a colocação de divisas nos bancos, mas as perspectivas quanto à evolução do preço do barril de petróleo não são as melhores. O Brent já está abaixo dos $60 USD  e pode cair mais. Se continuar assim, a circulação do dólar será menos provável através da receita petrolífera.

 

Fonte: OPaís


Gostou? Partilhe com os teus amigos!