Invenção vai ajudar a captar 100 litros de água limpa por dia para populações pobres


Um grupo de arquitectos italianos desenvolveram uma torre colectora de água contida no orvalho. Esse projecto intitulado Warka Water, vai ajudar as populações rurais de países pobres. 

warka water
Os arquitectos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler do estúdio Arquitecture and Vision, em um projecto experimental, criaram o Warka Water, um projecto inovador, cujo objectivo é de captar água potável da atmosfera por colectar gotículas de orvalho e as depositar em um recipiente, logo assim disponibiliza-la para consumo.
Este projecto é voltado a populações rurais de países pobres, onde a falta de água potável tem sido um problema. Em uma primeira fase, eles planejam levar essa inovação a comunidades da Etiópia.
“Warka Water visa a capacitação das comunidades que sofrem com a escassez de agua e a produção de água potável apartir da atmosfera (chuva e neblina), utilizando um sistema passivo (sem consumo de energia) e fenómenos naturais (gravidade e condensação)”, explicou o arquitecto Arturo Vittori em uma entrevista exclusiva com a revista Por Dentro de África.
O nome da invenção é inspirado na árvore gigante ‘Warka’, uma figueira nativa da Etiópia, que é tradicionalmente usada para reuniões públicas e faz parte da cultural ecossistema local.
A torre do Warka Water possui 10 metros de altura e pesa apenas 60 kg, e pode suprir cerca de 100 litros de água/dia. A torre será construída manualmente, com materiais baratos e reciclados, a estrutura é feita principalmente de bambu. O revestimento interno (de plástico reciclado em espécie de rede) agrupa gotículas de orvalho que vão ao encontro do recipiente de coleta.
Sendo um projecto experimental, a equipa de arquitectos necessita de fundos para apoiar o primeiro teste na Etiópia. Para construir o primeiro protótipo será preciso adquirir materiais, empregar pessoas e diversas despesas. Por isso se deseja contribuir e ajudar as populações mais necessitadas clique aqui e saiba mais sobre o projecto e como podes ajudar.
Fonte: Por Dentro de África

Gostou? Partilhe com os teus amigos!