Covid-19: Luanda a 53 casos da transmissão comunitária


O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda alertou nesta quarta-feira (1) de Julho, que a pandemia em Luanda está perto da transmissão comunitária.

Franco Mufinda adiantou que existem neste momento 43 casos de covid-19 sem vínculo conhecido, todos na província de Luanda, e disse serem necessários 100 casos para declarar infecção comunitária, segundo os critérios da OMS.

“Só faltam poucos casos para descambar para o cenário de transmissão comunitária”, disse o Secretário de Estado, acrescentando que as autoridades sanitárias estão a investigar os “conglomerados” que se verificam em Luanda para desvendar as cadeias de transmissão.

“Só quando se chegar a 100 e não se desvendar a cadeia de transmissão, aí sim poder-se-á falar de transmissão comunitária”, sublinhou Franco Mufinda, apelando ao reforço das medidas de proteção.

Segundo o responsável, as autoridades sanitárias do país têm dado, com regularidade, os dados sobre casos com vínculo desconhecido, para mostrar à sociedade quão próximo se está da infecção comunitária.

Em Angola, apenas Luanda e Cuanza Norte registaram até ao momento casos do novo coronavírus.

Em África, há 10.151 mortos confirmados em quase 405 mil infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (2.001 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.654 casos e 24 mortos), Cabo Verde (1.267 casos e 15 mortos), Moçambique (903 casos e seis mortos), São Tomé e Príncipe (713 casos e 13 mortos) e Angola (291 infectados e 15 mortos).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *