A administração da dose de vacina contra Covid-19, arrancou oficialmente, nesta segunda-feira, 21, de Novembro por todo país, durante uma cerimónia encabeçada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, na capital.
O sector da Saúde criou condições nas unidades sanitárias municipais e equipas móveis, pelo facto da maior parte dos postos de vacinação de alto rendimento já estarem fechados. De acordo com as autoridades, a prioridade recai para os cidadãos que não tomaram nenhuma dose da vacina nas campanhas anteriores, num universo de mais de 4.1 milhões de pessoas, o que torna preocupante.
Sílvia Lutucuta, apela aos cidadãos a aderirem à vacinação e ao reforço rígido das medidas de biossegurança, para contrapor o aumento de casos da Covid-19, registados nas últimas semanas.
A ministra disse igualmente que “o mundo tem registado um aumento significativo da doença, devido à circulação comunitária e o fraco cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, bem como da baixa cobertura vacinal em algumas latitudes”.
Por isso, a governante insistiu no uso frequente das medidas de segurança, como lavar as mãos, uso do álcool em gel e de máscaras em lugares fechados ou de grande ajuntamento e fora do ciclo familiar.