Cerca de duas mil pessoas vivem com problemas mentais em Luanda, diz Coordenador Provincial de Saúde Mental


Cerca de duas mil pessoas, com idades entre os 25 e 45 anos, têm transtornos mentais, em Luanda. Os dados faram foram avançados, quarta-feira, 08 de Fevereiro, pelo coordenador provincial de Saúde Mental do Gabinete de Saúde Pública.

Reprodução Instagram: (Jornal de Angola)

Durante a “Roda de Conversa Andante”, de acordo com Silva Tutala, citado pelo Jornal de Angola, o programa reservado para palestras e consultas de Psicologia e Psiquiatria, onde depressão e o stress lideram a lista de problemas do foro mental entre as pessoas avaliadas, o coordenador salientou que, após a criação dos Serviços de Saúde Mental, a província de Luanda passou a registar uma diminuição de casos, desde 2007.

Antes de 2007, a província tinha um número insuficiente de técnicos, mas, hoje, segundo o profissional estão controlados um total de 206 profissionais, entre psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros, para atender a população de Luanda.

“Este número não é ainda suficiente, pois temos necessidade de mais especialistas”, disse, para lamentar o facto de existirem 184 unidades sanitárias na província, mas só 46 tratarem questões do foro da Saúde Mental.

Silva Tatula apontou os problemas sociais, bem-estar, álcool e outras drogas como as principais causas de transtornos mentais.  O especialista considerou como “extremamente preocupante o índice de casos de transtornos mentais”, particularmente no seio de pessoas mais jovens.

“Em toda e qualquer comunidade, a juventude é o motor para a continuidade da sociedade. Então, quando os transtornos mentais afectam essa faixa etária em grande escala, essa sociedade não pode alcançar facilmente o desenvolvimento”.

 

Exit mobile version