Cabo-verdianos poderão obter a nacionalidade angolana “gratuitamente”


O Estadista de Cabo Verde, José Maria Neves, anunciou nesta terça-feira (11) que os cabo-verdianos residentes em Angola poderão obter “gratuitamente” a nacionalidade do país e documentos inerentes nos serviços consulares da embaixada Cabo-verdiana em Angola. 

O Presidente José Maria Neves, que falava ontem durante um encontro mantido com a comunidade cabo-verdiana residente em Angola, referiu que promulgou há duas semanas, um diploma específico que facilita os seus concidadãos em Angola a obterem a documentação.

“Isto quer dizer que temos condições para proximamente as pessoas terem acesso à documentação cabo-verdiana sem custos durante um determinado tempo de forma gratuita nos serviços consulares aqui na embaixada em Angola”, assegurou. Sabemos que há dificuldades no acesso à documentação cabo-verdiana, o acesso à nacionalidade e aquisição da documentação necessária, o Governo tomou recentemente medidas no sentido de isentar durante um determinado período de tempo para a obtenção da nacionalidade e os documentos inerentes”, afirmou o estadista cabo-verdiano.

A conferência entre José Maria Neves e a comunidade de Cabo Verde residente em Angola teve lugar na Mediateca de Luanda e foi antecedido de momentos de cultura com cânticos, danças e declamações de poesia.

O Presidente cabo-verdiano disse ainda, estar a par das “condiçãoes precárias” de vida de determinados segmentos da comunidade residente em Angola, apontando esforços do Governo do seu país para inverter a situação. Porém tem feito esforço no sentido de contribuir para a melhorar as condições de vida, pelo menos das camadas mais vulneráveis da  comunidade  em Angola.

A visita executiva de José Maria Neves a Angola, a primeira ao exterior após assumir as funções em novembro de 2021, teve início oficialmente na segunda-feira, após a sua chegada no domingo, e termina na quarta-feira.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *