Avião desaparecido encontrado sem sobreviventes


As equipas de busca ao aparelho das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) desaparecido desde sexta-feira encontraram hoje de manhã o “avião sinistrado”, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

aviao queimado1

Um avião da LAM, companhia aérea nacional de Moçambique, que viajava para Angola, foi achado na Namíbia, carbonizado e sem sobreviventes.

Havia 33 pessoas -27 passageiros e 6 tripulantes a bordo. Entre os passageiros de várias  nacionalidades, havia um cidadão brasileiro, segundo a companhia.

“Minha equipe encontrou o aparelho. Não há sobreviventes. O avião está carbonizado por completo”, declarou à AFP o coordenador da polícia da região namíbia de Kavango (nordeste do país), Willie Bampton, depois de várias horas de busca em uma zona pouco povoada no parque nacional de Bwabwata.

O voo TM 470 decolou na sexta-feira de Maputo com destino a Luanda, com 27 passageiros a bordo: dez moçambicanos, nove angolanos, cinco portugueses, um francês, um brasileiro e um chinês, segundo um comunicado da LAM.

Fonte aeronáutica moçambicana disse à Lusa que o avião foi avistado cerca das 11h30 da Namíbia (09:30 em Lisboa) pelo ar e que as equipas iriam iniciar hoje as buscas por terra.

Contudo, a informação não foi confirmada pelo Governo. José Cesário afirmou que ainda não há “informação precisa sobre eventuais feridos ou sobreviventes”, pelo que se deve “aguardar por elementos mais seguros”.

Uma reunião de crise do gabinte foi convocada para o palácio presidencial.

Segundo um técnico do aeroporto, que pediu para não ser identificado, o avião teria caído por causa do mau tempo.

O acidente é o mais grave na história da aviação civil de Moçambique desde a misteriosa queda do avião do presidente Samora Machel em1986 na África do Sul, em que morreram 34 pessoas.

Em 2011, a União Europeia proibiu a LAM de voar em seu espaço aéreo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

9 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida.
    Aquele que crê em mim ainda que morto viverá.
    E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.

  2. Deus sabe o que faz

    Venho por meio dessa mensagem mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz.

    Conte comigo para qualquer coisa!

  3. este é mais um troféu para aqueles que a credita-o na morte fabricantes de avião, sera que não se pode meter em todos os voos sistema de paraquedas nos bancos se o mesmo é feito para alturas? quantos mais temos que perder em queda de avião?

  4. pessoal e muito triste perder um irmao Action nigga q a sua alma descanse em paz

  5. O que voce entende sobre acidentes aéreos pra dizer que é impossível que o mau tempo possa ser o causador da aeronave…..seja um pouco inteligente, ou pelo menos assista o programa de ´´acidentes aéreos´´ no canal da National Geography e veja até os piores acidentes aéreos até por causas insignificantes…

  6. Mau tempo fazer uma aeronave daquelas cair? Impossível …. Só se entrar num Cumulus Nimbos

  7. gente essa foto nao eh do aviao EMBRAER E-90, MAS A FOTO EH DO OUTRO AVIAO 5N-BJX

  8. Vamos chorar e lamentar o desaparecimento do nosso irmão Action Nigga. Ou ainda vamos ter fé e esperar que os habitantes desta região onde foi encontrado o aviao, tenham retirado os nossos irmãos vivos e que os tenham em cuidados.