Home Notícias AUEPA promove campanha de recolha de assinaturas dos estudantes para revogação do aumento de propinas

AUEPA promove campanha de recolha de assinaturas dos estudantes para revogação do aumento de propinas

Por Geral

A Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (UEPA), está a promover uma campanha de recolha de assinaturas, de forma a solicitar ao Presidente da República, a revogação do Decreto Executivo conjunto nº 420/21, de 14 de Setembro, que autoriza o reajuste de 15% das propinas nas instituições de ensino geral e de 25% para as instituições de ensino superior.

Descontentes com a situação que está a acontecer na Universidade Privada de Angola (UPRA),  em outras instituições de ensino, alguns estudantes procuram formas de verem revogado o Decreto Presidencial que autoriza a subida do preço das propinas,  principalmente nas instalações onde as condições administrativas não estão de acordo ao valor cobrado.

O presidente da AUEPA, Joaquim Caihombo, falou em entrevista à Rádio Nacional, que os estudantes acreditam que o Estado Maior irá revogar o Decreto, que ameaça o  sonho de se formar, uma vez que, antes mesmo do aumento, os estudantes já tinham dificuldades em custear os estudos.

“A vida económico e social das famílias não está em condições para suportar o aumento de mais 25 por cento no ensino superior e 15 no ensino geral”, disse.

Por outra, a AEUPA, defende que toda a alteração de preços das propinas deve obedecer a uma autorização do Ministério das Finanças, logo, entende-se que não existindo aval para o efeito a UPRA-Universidade Privada de Angola está agindo a margem da lei, violando de forma escrupulosa e grosseira o poder de “Ius imperium” do Estado associada efectivamente com os normativos constantes na Lei n.° 15/03 de 22 de Julho de 2003 de defesa do consumidor, mormente no nº 1 do artigo 2.º e no nº 1 do artigo 15º “.

Com tudo, perto de dois mil estudantes já subscreveram a petição via Internet e estes alegam que muitos poderão não aparecer nas universidades, se nada for feito em prol da revogação dos novos preços.

Por: Eucadia Ferreira

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment