Assembleia aprova proposta de lei para ajudar casais inférteis


A Assembleia Nacional aprovou esta quinta-feira (21) de Abril, na generalidade, a proposta de Lei de Reprodução Humana Medicamente Assistida, um problema crescente, que tem afectado entre 900.000 e 1,2 milhões de casais, conforme dados do Governo.

O Diploma legal, com seis capítulos e várias disposições, regula a utilização de técnicas de Reprodução Humana Medicamente Assistida, designadamente, inseminação artificial, fecundação laboratorial ou fertilização “in vitro”, entre outras.

Durante a apresentação da proposta de lei, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, lembrou o quão “dramática” é a incapacidade de procriar, a frustração que causa a expectativas pessoais, sociais e mesmo religiosas, provocando ainda discriminação, sensação de perda e exclusão social.

O Executivo pretende-se com o diploma, reduzir em 55 por cento a evacuação de casais com esse problema para o exterior do país e poupar recursos financeiros.

A proposta de lei surge para minimizar as carências emocionais e afectivas das famílias com infertilidade e dificuldades de procriação.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *