Angolano cria abaixo assinado para pedir revisão do decreto que exige uso de máscaras no interior de viaturas


Depois da morte do pediatra Sílva Dala, um jovem angolano criou um  ‘abaixo assinado’ neste sábado (5) de Setembro, para pedir revisão do decreto que obriga o uso de máscara no interior das viaturas particulares mesmo quando esta só conta com um utilizador, devido aos problemas que a implementação desta regra tem causado na vida dos cidadãos.

Sob iniciativa de Israel Campos, o abaixo-assinado decorre desde o dia 05 de Setembro para pedir ao presidente da república João Lourenço, a Assembleia Nacional, e a Comissão Multissectorial para a preservação da Covid-19, revisão do decreto nº 212/20 sobre actualização das medidas excepcionais e temporárias a vigorar durante a situação de calamidade pública desde o passado dia 10 de Agosto.

“É igualmente obrigatório o uso de máscara facial no interior das viaturas particulares”, diz decreto do artigo 1º no seu segundo ponto, adicionando que os infractores desta medida terão de pagar uma multa que varia entre os 5 aos 10 mil kwanzas, não abrindo nenhuma excepção.

Segundo o abaixo assinado, a implementação desta medida pelos agentes da Polícia Nacional (PN) tem originado um conjunto de problemas sociais como: abuso de autoridade, brutalidade policial, uso de força excessiva em nome da implementação da lei originando agressão e até morte, corrupção (o pagamento da gasosa em substituição da multa).

“Acho ridículo uma pessoa ser obrigada a usar máscara dentro da sua viatura, mesmo estando sozinha”, disse um assinante.

“Estou assinando para votar para a revogação da lei que obriga ter a máscara qdo se está sozinho dentro da viatura”, disse outro assinante.

Até a hora desta publicação, a petição já contava com mais de 16.140 mil assinaturas. Veja aqui.

Exit mobile version