Angola vai receber financiamento de USD 150 milhões do Banco Mundial


O Banco Mundial (BM), aprovou recentemente um empréstimo no valor de 150 milhões de dólares norte-americanos para apoiar projectos do Governo angolano, nos sectores das águas e saneamento.

De acordo com uma nota de imprensa da representação do Banco Mundial em Angola  a que a Angop teve acesso, o financiamento foi aprovado no passado dia 21  de Junho do ano em curso.

Este financiamento adicional do Segundo Projecto de Desenvolvimento Institucional do Sector da Água (PDISA2)  vai beneficiar cerca de 1,2 milhões de pessoas em nove cidades do país, com serviços públicos de ligação de água domiciliária.

No  âmbito deste projecto, o Banco Mundial  já  disponibilizou 200 milhões de dólares  norte-americanos.

“É fundamental manter os ganhos relevantes da melhoria dos serviços de água que a população alcançou com a primeira instalação do projecto, visto que a má qualidade da água pode causar doenças e pobreza”,  sublinhou na nota Olivier  Lambert, gestor de país  do Banco  Mundial (BM) para  Angola.

 O projecto, de acordo com o  oficial do BM, além de centra-se na  construção de melhores infra-estruturas,   vai continuar a reforçar as instituições do sector da água e dar ao Governo as ferramentas para reformar e melhorar o sector da água e saneamento em Angola.

Este financiamento adicional vai permitir aumentar a cobertura do serviço de abastecimento de água nas cidades-alvo e reforçar a capacidade institucional das empresas provinciais de Água e Saneamento, Direcção Nacional de Água, Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e de Água e do Instituto Nacional de Recursos Hídricos de Angola.

O projecto vai alargar as actividades de apoio e reforço institucional ao sub-sector do saneamento,  através da implementação de um projecto-piloto em uma ou mais províncias.

A Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développment) irá co-financiar este projecto com um empréstimo denominado em euros, o equivalente a 150 milhões de  dólares  norte-americanos, de acordo com a nota.

 

BM|AR|Angop

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *