Jovem angolana Mila Malavoloneque empossada como ‘Embaixadora Mundial da Juventude’ na Colombia


A jovem angolana Mila Malavoloneque, 25 anos, será empossada neste mes de Outubro, como Embaixadora Mundial da Juventude 2017-2018, pela ONG One Young World em parceria com a Comissão Europeia na cimeira do congresso mundial da juventude que terá lugar na cidade de Bogotá, Colombia.

Mila Malavoloneque faz parte de um leque de 80 jovens do mundo inteiro, nomeados por diferentes organizações internacionais pelo trabalho que desenvolvem nos seus países de origem e não só. A missão dos 80 jovens será de incentivar e capacitar líderes jovens a desempenhar um papel activo na construção de sociedades coesas e pacíficas. Ao falar sobre Angola no site da organização, a jovem disse que é uma nação com problemas comuns em países que vivem a era do pós-conflito armado, citando a corrupção como uma luta constante.

Jurista de formação pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul e pós graduada em comércio marítimo pela Universidade de Kwazulu-Natal no mesmo país, a jovem começou o seu percurso profissional pelas Nações Unidas depois de recrutada num leque de milhares de jovens para um estágio em Nova Iorque tendo pós-estágio sido encaminhada para Genebra.

Filha do conhecido jornalista angolano, Celso Malavoloneke, em Angola Mila além de trilhar os passos do pai é empresaria. Fundou a empresa Jovens da Banda, uma revista focada na divulgação e promoção de jovens nacionais. Este ano com a sua empresa, organizou uma feira de empreendedorismo inaugurada pelo então Ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, e uma exposição de artes plásticas para promover jovens artistas em ascensão, na sede do Banco Económico em Setembro.

No dia 4 de Novembro organiza os Prémios Jovens da Banda.

Para o próximo ano Mila terá de conciliar com estas actividades a inclusão de tarefas que promovam a paz e a liderança juvenil de forma mais abrangente.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!