“Angola necessita dez mil profissionais de Saúde Mental”, alerta especialista


O psicólogo clínico angolano, Nvunda Tonet, declarou que o país precisa de pelo menos dez mil psicólogos, com realce para os formados na especialidade clínica, de modo a serem inseridos, maioritariamente, nas unidades públicas de saúde.

Depressão, suicidio

Citado pelo Jornal de Angola, Nvunda Tonet, que falava em torno do Dia Mundial de Prevenção Contra o Suicídio, assinalado neste sábado, 10 de Setembro, realçou que com esse número de especialistas o país estaria em condições de atender condignamente os seus mais de 30 milhões de habitantes.

O psicólogo acrescentou, que Angola não dispõe sequer da metade dos dez mil especialistas da área que são necessários e lamentou o facto de a maioria dos poucos psicólogos inseridos na rede pública estar concentrada na província de Luanda.

Nvunda Tonet enalteceu o facto de ter sido aberto, recentemente, um serviço de psiquiatria, na cidade do Lubango, província da Huíla, mas tendo em conta a experiência do país, o especialista defendeu que o ideal era ter esses serviços inseridos no Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde, implementado pelo Ministério de tutela.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *