Angola ganha 5 novas províncias com a conclusão do processo de ajustamento


Foi concluído com êxito, o processo de ajustamento da Divisão Político-Administrativa das províncias do Kuando Kubango, Lunda-Norte, Malanje, Moxico e Uíge, do qual resultaram cinco novas províncias e mais de 15 novos municípios, segundo o relatório final da Comissão Multissectorial da Divisão Político-Administrativa (CMS-DPA).

De acordo ao relatório final que a imprensa nacional teve acesso, à luz da Lei n.º 18/16, de 17 de Outubro (Lei da Divisão Político-Administrativa), foram constituídas um total de cinco novas unidades territoriais de nível provincial, resultando na divisão, por duas, culminando com o adicional de 27 comunas que foram elevadas à categoria de municípios.

Malanje:

Malanje Norte, que compreende os municípios de Calandula (Capital), Cacuso, Massango, Marimba, Quela, Cahombo, Kunda dya Baze e o município de Kiwaba Nzoji. E Malanje Sul: Os municípios de Malanje (Capital), Quirima, Cangandala, Cambundi Catembo, Mucari, e o município de Luquembo.

Kuando Kubango: 

Cuando, com os municípios de Mavinga (Capital), Dirico, Rivungo, Luiana, Luengue, Mucusso. E Cubango que compreende os municípios de Menongue (Capital), Cuíto Cuanavale, Cuchi, Calai, Cuangar, Nancova, Longa , Savate , Cutato e o município de Caiundo.

Lunda-Norte:

Província da Lunda-Norte, com os municípios de Chitato (Capital), Cuílo, Lucapa, Cambulo, Lóvua, Camissombo, Xá Cassau  e o município de Canzar. E a Lunda Oeste, que compreende os municípios do Cuango (Capital); Caungula, Lubalo, Capenda Camulemba, Xá-Muteba, Camaxilo, Cassanje Calucala e Luremo.

Moxico:

Moxico-Oeste, com os municípios do Luena (Capital), Cangamba, Lumbala Nguimbo, Camanongue, Léua, Lucusse, Cassamba, Lutembo, Ninda e o município do Tempué. E Moxico Este, os municípios do Alto Zambeze (Capital), Luacano, Cameia, Luau, Lumbala Caquengue, Caianda, Nana Candundo, Calunda e Lago Dilolo.

Uíge:

Uíge Este, com os municípios de Sanza Pombo (Capital), Puri, Milunga, Quimbele, Buengas, Cangola, e Macocola. E  Uíge Oeste, que compreende os municípios do Uíge (Capital); Songo, Dange Quitexe, Bungo, Ambuíla, Negage, Maquela do Zombo, Damba, Bembe, Mucaba, Damba, município de Songo, e o município de Nsosso.

Ao todo, foram auscultados cerca de 9.394 cidadãos, dos quais 4.139 remotamente e 5.255 de forma presencial. Já no inquérito online, a nível das cinco províncias, 8.579 cidadãos disseram ‘sim’ à DPA, 1.677 disseram ‘não’  e outros 275 abstiveram-se.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

10 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. É de agrader ao executivo pela bela visão de expansão do desenvolvimento territorial do País.

    É difícil entender a visão de quem tem visão. Quero explicar o seguinte: para se construir uma casa precisamos de material, e eu sito apenas uma. (Blocos), quando vamos a uma fábrica de blocos para adquirir as mesmas não aceitamos que nos vendem alguns dos blocos metades, mais nos esquecemos que ao construir os mesmos são úteis, mesmo comprando blocos completos ao construir alguns serão sacrificado para se construir.

    Da mesma forma que acontece com a construção da casa, o mesmo esta acontecendo no nosso país,
    Foi necessário sacrificar algumas província com o benefício dos mesmo e do País.

    Vamos parar de ter pensamento medíocre. Executivo 👏👏👏👏, particularmente agradeço 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻, estão num bom caminho.

  2. Espera-se que com essa nova administração de dê mais atenção ao povo em relação as vias para melhor a escovação dos produtos da terra.

  3. Se com um Uíge o feitiço era aquele, agora com dois?🙀

  4. (Meu) pás sempre meterem camisola ao Inez de calções, coisas mais importantes com que se preucupar a andam a brincar de gvernar e trabalhar, separação cria divisão é muito tribalismo.

  5. Kuando – província
    Kubango – Província
    😂😂 Fala sério Não podiam pessar num nome melhor que este?
    Ou simplesmente ficava lado norte e lado sul…

  6. Sabe as vezes na vida agente quanto mais estuda, mas burro se torna… Porque essa divisão não faz sentido nenhum 😎

  7. 😲😲É incrível a capacidade de raciocínio desta gente, brincadeira de mau gosto isto, isto é que se chama de promoção do tribalismo. Epha!! em fim, triste isto😧

  8. Acho que não se respeitou a vontade do povo, pois o que se ouve entre os habitantes dessas províncias e a tristeza do A não ser mais conterra do B, algo que parece insignificante mas levamos muito a sério e com muito orgulho.