Angola ganhou recentemente destaque ao entrar para a lista dos dez melhores países africanos para investir em 2022, segundo o Business Insider, um site de notícias que acompanha investimentos em países africanos.
De acordo o artigo escrito por Olayinka Sodiq, especialista em investimentos, finanças, mercados e branqueamento de capitais, o Business Insider coloca Angola na nona posição, à frente da Côte D’Ivoire.
A lista é encabeçada pela Nigéria, que é seguida, sucessivamente, pelo Egipto, África do Sul, Argélia e Marrocos. Nas sexta, sétima e oitava posições estão o Quénia, Etiópia e Ghana.
Relativamente a Angola, Olayinka Sodiq destaca o facto de o país ser rico em recursos como o petróleo e gás e ter terras aráveis.
“O relatório de riscos e oportunidades de investimento em Angola sugere que o país é o segundo maior produtor de petróleo em África. Segundo estatísticas, Angola tem um PIB de 66,49 mil milhões de dólares. A Trading Economics previu que o PIB do país pode ultrapassar 100 mil milhões de dólares até 2022”, refere o relatório.
Para o crescimento do PIB de Angola, sublinha, contribuem o comércio, transporte, armazenamento, construção e pesca. São esses sectores que, na óptica de Olayinka Sodiq, representam oportunidades de crescimento para os investidores.
Discordo em absoluto com essa classificação, porque num País onde tu investes, trabalhas arduamente para a “nata” do Estado, durante mais de 10 anos e os Organismos do Estado contraiem uma divida de mais de 66 milhões de dólares a teu favor, mas vem o Ministério das Finanças faz um Acordo escrito contigo e na sequência te dá uma golpada, furtando-te os 66 milhões de dólares do teu esforço de trabalho, por certo que NÃO É UM PAÍS para ninguém invrstir o seu dinheiro !!! Eu reclamei, o meu Sócio suicidou-se e o Ministerio das Finanças nem sequer te quer receber para dialogar, está tudo dito… é o que qualquer investidor pode vir a enfrentar e perder tudo quanto tem, porque não estamos a lidar com um Estado de Bem.