Angola é o segundo país com menos emissão de Dióxido de Carbono do mundo


Angola está, actualmente, na segunda posição da lista de países que em 2023 reduziram a emissão de Dióxido de Carbono, tal como mostra o índice do futuro verde, divulgado recentemente.

Foto: DR

O guia de classificação geral, mostra o desempenho das economias examinadas  e agrega as pontuações geradas nos cinco pilares, nomeadamente, emissões de carbono, transição energética, sociedade verde, Inovação limpa e política climática.

A Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas de Angola (ENAC 2022-2035) estabelece cinco pilares para promover a sua transição para uma economia de baixo carbono, ou seja, a mitigação, adaptação, capacitação, financiamento e pesquisa e observação e análise sistemática.

Para emissão de Carbono – Este pilar mede a eficácia com que os países estão reduzindo as emissões de dióxido de carbono em geral e em sectores-chave e Angola está na segunda posição no ranking mundial com 8,05 pontos superada apenas pela Islândia com 8,53 pontos, a Finlândia, Hong Kong, Grécia, Argentina, Luxemburgo, Suécia, Belgica e Camarões, ocupam as restantes posições do top 10.

Para Transição energética, Angola ocupa a posição 15 com 3,93 pontos acima da Dinamarca, Países Baixos , Tailândia e África do Sul.

Quanto à sociedade verde, Angola ocupa a posição 59 com 4,01 pontos superando o Egipto, a República Dominicana, o Paraguai e o Catar.

Com essas pontuações, é possível perceber que Angola está num bom caminho, rumo à descarbonização, e aposta na produção de energia com recurso a fontes limpas.

Exit mobile version