Acordo entre UAN e IFE proporciona estágios profissionais para melhores alunos


A Universidade Agostinho Neto e o Instituto de Fomento Empresarial assinaram nesta sexta-feira(20), em Luanda, um acordo que vai gerar estágios para os dez melhores finalistas de cursos da referida universidade.

Segundo o acordo, a UAN vai seleccionar a cada ano os melhores estudantes dos cursos de Ciências Jurídicas, Agrárias, Económicas e engenharias para um programa de estágios profissionais administrado pelas duas instituições, com o que se geram benefícios multiplicados pelos finalistas e pelos outros dois signatários.

O programa promove a integração no mercado de trabalho e a obtenção de rendimentos pelos estudantes, a difusão do conhecimento gerado pela universidade e a aquisição de talentos pelas empresas.

Os assinantes definiram o acordo como sendo “uma oferta direccionada de recursos humanos” baseada no mérito que, também, apoia os discentes na aquisição da experiência requerida pelo mercado de trabalho e apoia as empresas em matérias como a inovação e a criação de cadeias de valores. A reitora da UAN assinalou que a iniciativa foi promovida pelos ministérios do Ensino Superior e da Economia no quadro dos planos de desenvolvimento adoptados pelo Executivo e tem o potencial de impulsionar um processo qualitativo de promoção do emprego e valorização dos recursos humanos, segundo noticia o Jornal de Angola.

Maria do Rosário Sambo lembrou que, “para cumprir cabalmente a sua missão”, a UAN tem que dar a garantia da promoção social e do emprego, o que se torna possível com o acordo que também permite aos estudantes o exercício de funções alinhadas com as suas habilitações e qualificações.

A reitora apontou como ponto fraco do curriculum da universidade a oferta insuficiente de oportunidades de interacção dos estudantes com o mundo real do trabalho e reconheceu a escassez de actividades práticas nos programas curriculares de ensino e aprendizagem.

A presidente do Conselho de Administração do IFE considerou que a materialização do programa constitui uma plataforma de cooperação que trás consigo a potencialização técnica para a afirmação e robustecimento do sector empresarial. Dalva Allen declarou que o acordo complementa as medidas de natureza legal, institucional e financeira para promover o investimento privado, o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!