O Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, disse nesta quarta-feira, 29 de Junho, que a situação de saúde do seu antecessor “é preocupante”, e garantiu estar em contacto com a família de José Eduardo dos Santos para acompanhar o desenvolvimento do seu estado.
O Chefe de Estado que falava à impensa portuguesa no final de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, a primeira que realizou e numa altura em que Angola assume a presidência rotativa da organização, destacou estar acompahar de perto, a evolução do estado de saúde do ex estadista angolano.
“Muito de perto. Podemos dizer que a situação é preocupante, mas só as equipas médicas e que poderão dar mais informações”, afirmou.
A este propósito, disse que hoje mesmo chega a Barcelona o ministro das Relações Exteriores, Téte António, de forma a acompanhar o estado de saúde do ex-Presidente.
João Lourenço garantiu que “o contacto com a família de José Eduardo dos Santos existe”, reagindo a críticas de que não estará em comunicação com os familiares.
Após ter sofrido um AVC, e ter recuperado de uma infecção por Covid-19, o antigo Presidente encontra-se há alguns dias nos cuidados intensivos, no Centro Médico Teknon, em Barcelona, Espanha.