Sementes de sésamo ajuda no combate à diabetes, prevenção do câncer e saúde dos ossos


Nada melhor que ter uma saúde de ferro e combater certas doenças apenas com pequenos alimentos, assim como as sementes de sésamo. Também conhecida por gergelim, a semente de sésamo é conhecida pelas suas ricas propriedades que provêm dos abundantes valores nutricionais, incluindo vitaminas, proteínas e minerais, como cálcio, zinco, magnésio, fósforo, ferro, que ajuda o ser humano a combater à diabetes, prevenir do câncer e saúde dos ossos, entre outras doenças. 

Sementes de sésamo ajuda no combate à diabetes, prevenção do câncer e saúde dos ossos

Proveniente da Ásia e do leste da África, a semente de sésamo é muito usada nas culinárias actualmente em quase toda a região do mundo, em óleo, saladas, pão de hambúrguer, bolo, sumos, cereais ou mesmo em iogurtes, para dar aquele sabor de querer mais.

Programas ZAP Viva

De acordo com os nutricionistas estas pequenas sementes são consideradas benéficas para a saúde humana, como na prevenção de cancro, combater à diabetes, saúde dos ossos, reduz a pressão arterial, pele e cabelos saudáveis, entre outras, isso devido ao elevado conteúdo em fibras ‘ligninas’, que permite melhorar os níveis de colesterol e de tensão arterial.

Para os diabéticos, graças ao magnésio e a outros nutrientes contido na semente e principalmente o óleo, tem o poder de melhorar a eficácia do medicamento glibenclamida usado por portadores do diabetes do tipo 2. E algumas propriedades do mesmo ajudam a melhorar a funcionalidade do remédio, regulando os níveis de insulina e glicose e ajudando a controlar os sintomas do diabetes.

O mesmo acontece para quem é portador de câncer, devido aos seus componentes anticancerígenas, no caso do magnésio, os fitoesteróis e o ácido fítico, este ultimo é um antioxidante que reduz o impacto e o efeitos dos radicais livres, compostos associados à aparição de diversos tipos de câncer e de outras doenças crónicas, como a leucemia, câncer de mama, pulmão, pâncreas, cólon e próstata.

Já no caso de pessoas que têm problemas nos ossos, a semente menos de uma caneca de chá contem muito mais cálcio que um copo de leite, por possuir ainda bastante zinco e fosfato, que também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose e até na recuperação de quem sofreu acidentes que causaram fratura nos ossos.

Vale lembrar que o consumo excessivo da semente de sésamo, chega a causar irritação no estômago e no cólon, quando a pessoa ingerir quantidades muito grandes do alimento.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *