Quantcast

Celebra-se hoje o “Dia Mundial do Sono”

0

O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.

A efeméride criada com o objectivo de celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade, tem neste ano o tema “Durma profundamente, nutra a vida”.

Lembre-se que a privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar da pessoa. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.

Não dormir o necessário afecta o raciocínio, a concentração e a memorização da pessoa, que está mais susceptível a cometer lapsos como esquecimentos ou distracções, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.

45% da população mundial é afectada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia.

Deixe a sua opinião!

Partilhe.