Como lidar com o sentimento de ódio?


Em épocas de crise e desemprego, as pessoas estão constantemente com raiva umas das outras ou de alguma coisa que muito querem e não podem ter. Uns ainda conseguem guardar esse sentimento destrutivo de modo a não afectar os que estão ao seu lado, mas outros tornam dele um reflexo de aviso vulnerabilidade.

Segundo alguns jovens, o ódio está ligado a um medo justificado ou não, que pode comprometer a saúde física e emocional de qualquer pessoa  e causa vários transtornos psicológico. Esta emoção pode ser muito destrutiva para pessoas.

Lidar com o ódio que é caracterizado, em específicos momentos da obra de Freud, como um sentimento mais antigo que o amor,  não é uma tarefa fácil, pois se trata de um sentimento caracterizado como destrutivo, reside na obtenção do desprazer, contrário do amor, algo que pode levar uma pessoa a desejar o mal à alguém, raiva, ira, rancor, repugnância, desprezo, repulsão ou até antipatia.

Há quem prefere evitar o máximo estar perto de alguém que se encontra num estado vulnerável, porque a reacção nunca é positiva. Muitas delas chegam a responder mal, usar palavras ofensivas ou mesmo partir para agressão física.

Uns ainda tentam se colocar no lugar da mesma, pensar como elas pensa, agir consoante as circunstancia que têm passado nas ruas, serviços ou em algures, ser tratada da mesma forma como ela gostaria de ser tratada e ser recebida em vários sítios na maior normalidade para tentar entender o porque de tal sentimento.

O que podemos fazer para evitar o ódio em nosso adversário? Sabe-se que jamais poderás suprir as expectativas do outro, mas pode-se evitar o sentimento aversivo de como iras tratar e agir. Procure sempre se colocar no lugar do outro, pense como você gostaria de ser tratado e haja da forma que você gostaria de ser tratado e recebido também!

Quando houver este sentimento a dica é sempre buscar ajuda, falar com pessoas que já vivenciaram este sentimento, que possuem os mesmos valores e que podem te ajudar com propriedade a amenizar esses impactos; outra sugestão é a terapia psicológica, que ajudará na distinção deste comportamento e outros sentimentos que podem vir a surgir. Com essa ajuda você conseguirá liberta-se deste sentimento inoportuno!


Gostou? Partilhe com os teus amigos!