Automobilistas consideram 50 mil Kwanzas um valor alto para aquisição das novas matrículas


Os automobilistas da cidade capital se pronunciaram, nesta terça-feira, 9 de Janeiro, sobre a medida do Governo, referente a implementação das novas chapas de matrículas em viaturas, que começam a ser aplicadas a partir de amanhã, quarta-feira (10), e consideram alto o preço estipulado para aquisição das mesmas.

Foto: DR/asviagensdealex.blogspot.com

A Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional anunciou que para a aquisição das novas chapadas de matrículas será cobrado uma taxa no valor de 50 mil Kwanzas, um preço questionado por automobilistas.

Apesar de alguns condutores considerarem boa, tendo em conta que vai facilitar na identificação do proprietário da viatura, diminuindo assim a margem de furtos de automóveis, bem como outros crimes registados na via pública, outros defendem que o valor estipulado é bastante controverso, dada a situação económica que o país atravessa e olhando para o salário mínimo dos angolanos.

“Relativamente ao valor estipulado, eu acho um pouco alto, tendo em conta a questão do salário mínimo nacional. Fica muito dispendioso pagar 50 mil kwanzas”, ressaltou um automobilista ao Jornal de Angola.

Segundo o director Adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, as taxas a serem pagas para aquisição das novas chapas de matrículas foram estipulados pelas empresas que vão produzir as mesmas, e não propriamente por orientação do Governo.

“É um conjunto de empresas que vão importar e aplicar as matrículas. A responsabilidade directa do Estado é dar a atribuição do alfanumérico (número da matrícula) e da fiscalização da implementação daquilo que são os valores constantes no Decreto Presidencial”, disse.

Apesar de já estar a circular o valor da taxa em muitos órgãos de comunicação e redes sociais, Mateus Rodrigues reitera que não é ainda um preço definitivo, no entanto, não nega a possibilidade de ser este o valor por motivos já explicados.

“A informação que podemos passar é que até a última informação que recebemos é que o valor vai rondar os 50 mil kwanzas, mas como bem disse, são questões de mercados, são questões relativas às empresas que estão nesse processo. Então não temos muita precisão em falar os preços das chapas”, concluiu.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *