Saiba como lidar com a perda gestacional


A gravidez é um momento de extrema felicidade, porém quando a gestação é interrompida por algum motivo, toda a alegria se transforma em tristeza profunda não apenas para a mãe, mas para todos os envolvidos. Veja como lidar com esta situação que é mais comum do que se pensa.

Nenhum luto é comparável ou pode ser classificado em alguma hierarquia (embora a sociedade faça isso o tempo todo). Apesar de atingir toda a família, a perda de um bebé durante a gravidez traz marcas ainda mais profundas para a gestante, que terá que passar por processos extremamente negativos e desgastantes que, apesar de serem necessários, aumentam a angústia trazida pela perda.

O sofrimento físico é exclusivo à mãe. Cabe à mesma compreender a sua perda e aceitar que deverá passar pelos procedimentos necessários, com o devido apoio. No entanto esta perda e o sofrimento emocional não é exclusivo à mãe. O pai sofrerá uma perda emocional e psicológica que poderá também ser incapacitante, no entanto, este deverá acompanhar a mãe nos processos médicos e posteriores ligados ao luto, assim como as pessoas mais próximas dos dois.

Os dias, as semanas e os meses após a perda de um bebé são extremamente difíceis e dolorosos, com sensações alternadas de tristeza, choque, luto, depressão, culpa, raiva, ressentimento e vulnerabilidade. Os pais poderão se sentir distantes e irritados, incapazes de se concentrar, comer ou dormir bem. Às vezes uma exaustão física também se apodera de si, tornando qualquer tarefa ou movimento um fardo muito pesado.

Com o passar do tempo, haverá horas ou até dias em que a pessoa começará a retomar a vida normal, para, de repente, ter uma recaída de tristeza. Lembre-se: cada pessoa reage às perdas de uma forma diferente, e não há modo certo ou errado de se sentir.

Tenha em mente contudo, algumas coisas que podem ajudar a superar este triste episódio:

-Permita-se sentir a tristeza;
-Peça uns dias no serviço;
-Aceite os seus sentimentos;
-Esteja preparada para um afastamento;
-Converse com outras pessoas.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *