A gastronomia angolana é vasta e constituída também em função da influência da gastronomia de outros países como Portugal e Moçambique. Dentre as várias refeições de eleição dos angolanos está a carne de porco grelhada que sendo confeccionada de um jeito especial ganhou o nome de ‘pincho’.
Cortado em pedaços médios e depois grelhado, o pincho é finalizado com cebola em rodelas, salsa, rodelas de limão, azeite, vinagre e sal. Comercializado em várias partes das artérias da cidade capital e não só num valor que ronda entre 200 e 400 kwanzas, este prato é muito apreciado pelos angolanos num modo geral.
Após uma pequena sondagem feita pela equipa do AngoRussia, foi possível confirmar que dentre os vários pratos que comporta, a gastronomia angolana o pincho foi, é, e continuará a ser um dos mais queridos.
O referido prato pode ser acompanhado com a famosa chiquanga (muito popular na região norte do país) ou até mesmo com funge de bombó e feijão de óleo de palma, mas geralmente é degustada sem acompanhantes, segundo declararam alguns entrevistados.