Peça teatral “Um Lugar Comum” trás temas que apresentam teor social e actual


As estudantes angolanas Huíla Samara e Aneth Silva, ambas licenciadas pela faculdade Angel Viana, no Brasil, abriram a temporada cultural no auditório da “Casa das Artes” em Luanda, nos dias (28 e 29) de Setembro, com a peça teatral “Um Lugar Comum”, um projecto artístico-cultural do Colectivo Uníssono que levou a público em massa a viajar as novas linhas de criação e exibição artística, passando pelo desenvolvimento de trabalhos de dança contemporânea com temas que apresentam um teor social e actual.

Peça teatral "Um Lugar Comum" trás temas que apresentam teor social e actual

Pela primeira vez em exibição, “Um Lugar Comum”, marcou a abertura da temporada cultural no auditório da “Casa de Artes” no mês de Setembro. A referida peça, que teve duração de uma hora e meia, é uma produção das idealizadora e estudantes Huíla Samara e Aneth Silva, que por meio de muitos estudos idealizaram a peça e coreografia dos bailarinos e actores da mesma.

Com a sala totalmente lotada, a obra dramática que levou a todos presentes a entenderam a mensagem por meio de dança contemporânea os actuais temas que apresentam um teor social e actual.

Huíla Samara, Idealizadora e Coreógrafa do espectáculo, contou em conversa com AngoRussia, que tudo começou quando entrou no grupo de dança Fênix, dirigido pela professora Sheila Sirgado,  em 2003, onde predominavam as danças de salão e em paralelo tinham-se aulas de base de ballet clássico, daí a sua paixão pela dança clássica, ficou durante 7 anos actuar como integrante principal do grupo. Actuou em diversos espectáculos e actividades de carácter artístico, bem como em diversos espectáculos de cantores renomados da nossa praça. E dai passou a leccionar aos 16 anos, no centro infantil “A Pitanguinha”, onde trabalhou durante 2 anos. Em 2010 participou no Concurso Internacional de Kizomba, onde fica entre os primeiros colocados.

No mesmo ano, foi convidada para protagonizar o primeiro filme de dança angolano “Festa de Quintal”, dirigido pela Semba Comunicação, interpretando a excêntrica Ramona. Actualmente, tem desenvolvido várias actividades com vista a promover a divulgação da arte da dança no país, e forma a incentivar bailarinos, aspirantes e amantes das artes cénicas. Actua também como pesquisadora, consultora de expressão corporal e preparadora corporal.

Por outro lado, Aneth Silva, Directora e também Coreógrafa do espectáculo, é uma das Gestoras e fundadoras da mais recente casa de produção cultural, economia criativa e comunicação, Casa Rede. Dirige o seu projecto “Entre Danças”, coordenadora-adjunta do Movimento de Revitalização de Dança em Angola, redactora da revista “Palavra & Arte”, professora de Dança Contemporânea na Casa das Artes, integrante do Colectivo Uníssono e da mais recente Palasa Dance Company, que estreou o Espectáculo “Candongueiro” em Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019.

Peça teatral "Um Lugar Comum" trás temas que apresentam teor social e actual

Peça teatral "Um Lugar Comum" trás temas que apresentam teor social e actual Peça teatral "Um Lugar Comum" trás temas que apresentam teor social e actual Peça teatral "Um Lugar Comum" trás temas que apresentam teor social e actual

Veja outras fotografias aqui: 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *