A cada 30 segundos, uma mulher é diagnosticada com cancro da mamã


No dia em que se assinala, hoje, 19 de Outubro, o dia internacional do cancro da mamã,  são muitas mulheres que sofrem com está doença. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 30 segundos é diagnosticado casos de cancro da mamã nas mulheres em toda parte do mundo.

Os casos de cancro da mama têm afectado, além das mulheres, também homens em idade precoce (entre dos 20 aos 60 anos de idade).

Segundo a Oncologista Albertina Manaças, que falava a RNA, em alusão a data, apontou alguns factores que estão na base do surgimento da doença.

“Normalmente o cancro da mamã é mais frequente nas mulheres, isso é mais de 98% e 1% atinge nos homens, dizer que não é só as mulheres que estão sujeitas ao cancro da mamã os homens também. Existem vários os factores que podem contribuir que uma determinada pessoa possa vir a desenvolver essa doença, onde os factores histórico podem ser familiares, ou ainda de risco o inicio precoce da primeira menstruação, ou aquelas mulheres que nunca tiveram filhos, aquelas que tardam a maternidade acima dos 35 a 45, as que ingerem o álcool o cigarro por excesso são factores de risco”, explicou.

Albertina Manaças aconselhou as mulheres em idade fértil a apalparem regularmente as mamãs, para identificar indícios da doença.

O rastreio serve para que estas mulheres consigam detectar o cancro cedo e ter a possibilidade de o curar.

Existe um factor de risco que é genético, mais que só contribui para 10 por cento do seu desenvolvimento, os outros 90 por cento são factores comportamentais, tendo a ver com o estilo de vida.

Por: Manuela Hália


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *