Médico afirma que os compostos vulgarmente chamados de C4 não dão massa muscular


O médico e fundador do projecto solidário Club dos Médicos, Honolfo Elvis Simões, afirmou recentemente durante entrevista concedida ao programa “Fly Podcast”, que os compostos vulgarmente chamados de C4 não dão massa muscular, mas sim retenção de líquidos.

O profissional de saúde aproveitou a ocasião para alertar que o efeito que esses fármacos causam está mais para o desencadeamento de edemas, como se diz na gíria ‘deixar as pessoas empapuçadas’, e acrescentou que o uso indiscriminado e sem acompanhamento do fármaco pode causar hipertensão arterial, insuficiência renal e até mesmo a morte.

“Um dos compostos farmacológicos que muitos dos jovens têm usado que vulgarmente em Angola são chamados de C4 é a junção de Ciproheptadina que é um anti-histamínico + a Dexametasona, que é um Corticosteroide potente usado para o tratamento do reumatismo, edema cerebral entre outros, mas por causa dos seus efeitos secundários o mesmo é usado erroneamente para o aumento de peso. De recordar que o uso indiscriminado e sem acompanhamento do fármaco pode ocasionar hipertensão arterial, insuficiência renal e até a morte”, explicou.

Durante o programa, Honolfo Elvis Simões, falou ainda do uso do Sildenafil conhecido como ‘Kifaru’, que é um medicamento que foi inicialmente criado para hipertensão pulmonar, mas pelos seus efeitos adversos a indústria farmacêutica passou a usar para disfunção eréctil, que não deve confundir-se com a ejaculação precoce que é um problema frequente nos adolescentes e jovens. O médico ressaltou que o uso do fármaco não retarda a ejaculação, mas sim pode ocasionar taquicardia, enfarte agudo do miocárdio e a morte.

No final da entrevista, o profissional deixou um conselho importante, ao referir que todo indivíduo que decidir ir para o ginásio deverá passar por uma consulta de cardiologia, uma vez que existem muitas doenças do fórum cardiovascular silenciosas e que podem manifestar-se aquando da prática do exercício físico e levar à infortúnios.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *