Costa Vilola celebra 17 anos de carreira com Os Tuneza: -“Uma equipa é sempre uma equipa”


O grupo de humor Tuneza, celebra nesta terça-feira (03) de Março, 17 anos de desde a sua fundação, e mais de 20 de amizade e irmandade.

Numa publicação feita numa rede social, Costa Vilola um dos elementos do grupo partilhou uma fotografia onde surge ao lado de Tigre e Orlando, tendo reconhecido na legenda a importância de uma equipa onde o objectivo dos membros é o mesmo.

Publicidade

“Uma equipa é sempre uma equipa, parece que um é o melhor que os outros, mas na  realidade todos o são e outros baixam um pouco mais para dar brilho ao outro e assim levar a equipa a bom Porto. Hoje completamos mais 1 ano de existência são 17 anos de carreira humorística e uns vinte e tal de amizade e irmandade”, escreveu Costa um dos elementos do grupo.

O grupo de humor ” Tuneza”, foi formado em 2003, inicialmente no teatro, por integrantes do extinto Colectivo de Artes Tuneza, criado em 1999, anteriormente composto por Gilmário Vemba, Costa Vilola, Orlando Rodrigues, Cesalty Paulo e José Chieta. Os mesmo passaram a se apresentar em vários restaurantes e espaços públicos de Luanda, onde ganharam notoriedade, tendo chegado as telas dos angolanos com o “Fora de Série”.

Em 2006, os Tuneza passam a apresentar o programa “Kialumingo”, na Rádio Luanda, posteriormente lançaram o primeiro álbum musical intitulado “Humor ao Domicílio”, todo ele gravado no estúdio da Rádio Nacional de Angola, pela AQ Produções, com participações de Kizua Gourgel, Totó, Dodó Miranda e o radialista Afonso Quintas. Em 2008, disponibilizaram o DVD “Fora de Série”, contendo as dez primeiras edições do programa de mesmo nome, tendo o ano a seguir estrear-se no programa Coisa Doida, na TV Zimbo.

Além dos programas de televisão, o grupo também apresentam-se com espectáculo “Show Tuneza – Segunda Temporada”, que teve a duração de duas horas, composto de sátiras de diversos artistas angolanos. Em 2010, o grupo assinou um contrato de dois anos com a empresa angolana de gestão de carreira e eventos culturais “Speed Light”, visando potenciar a profissionalização dos cinco artistas, bem como divulgar a sua cultura para outras partes do mundo.

No ano de 2016, estrearam na “Mundo Fox”, canal 500, da DSTV com “Os Tropas D’os Tuneza”, um programa com muito humor e os participantes eram humoristas de toda região de Angola e fizeram parte de uma batalha de humor onde o vendedor  torna-se “Os Tropas D’os Tuneza”.

No auge da carreira, o grupo chegou a operadora ZAP, com o programa de comédia “No Cúbico dos Tuneza”, em 2017, um reality show que retrata a história de uma família que vive num apartamento T3, no décimo andar, na cidade de Luanda, onde a dona Bolinha interpretada por Cesalty, vive debaixo do mesmo tecto com o marido Filipe Manuel (Costa), um homem pouco intelectual e que vive de muitas memórias, e ainda com o ex-marido falido Adão N’Vuenda (Gilmário), que recorre à lei para poder viver a custa da ex-mulher, e que ainda traz consigo um filho Mauro N’Vuenda (Tigre) de uma outra relação, já com 30 anos, que diz ser alérgico ao trabalho.

No final de 2019, o grupo surpreendeu a todos com o anúncio da saída de Gilmário Vemba.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *