Conheça a maior palavra da língua Portuguesa com mais de 45 letras


5 partilhas
Com 46 letras, ganhou o registo definitivo em 2001, quando apareceu no Dicionário Houaiss, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é considerada atualmente a maior palavra técnica dicionarizada da língua portuguesa, que significa pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
Conheça a maior palavra da língua Portuguesa com mais de 45 letras
O segundo lugar pertence ao advérbio “anticonstitucionalissimamente”, que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. Em terceiro, esta a palavra “oftalmotorrinolaringologista”, com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
Embora não seja comum o registro de palavras técnicas em dicionários, apenas em livros técnicos específicos das diversas áreas, a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico se encontra registrada num dicionário.
Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras:
Pnmeumoultramicroscópico
Pneumo – Pulmão
Ultra – Fora de
Microscópico – Muito pequeno
Silicovulcanoconiótico
Sílico – Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico
Vulcano – Vindo de um vulcão
Coniótico – Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar
Tudo isso junto significa Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é um dicionário elaborado pelo lexicógrafo brasileiro Antônio Houaiss. A primeira edição foi lançada em 2001, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Antônio Houaiss.
O projeto de confecção do dicionário começou em 1985. Antônio Houaiss tinha a ambição de criar o mais completo dicionário de língua portuguesa já compilado. Dezasseis anos depois, o Dicionário Houaiss foi concluído, contando durante esse período com uma equipe de edição com mais de 150 especialistas brasileiros, portugueses, angolanos e timorenses.
Por: Martinho Arrobas

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

5 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *