Jovem angolano ousa e cria dicionário de “calão (Gíria)”


Criatividade não é necessariamente fazer algo novo e único, mas sim saber inovar com o material já disponíveis. É com base nisso que os jovens angolanos têm trabalhado para o desenvolvimento sociocultural, educacional e científico do nosso Pais.

Dicionario angolano de calão, (Foto:Reprodução)
Dicionário angolano de calão, (Foto:Reprodução)

Leocarpo Mário estudante universitário do curso de Ciências da Comunicação, trabalhador, apaixonado por programação web principalmente, criou o primeiro projecto de estudo de tendências linguísticas de Angola “Calão/gíria”, denominado “Kallun”.

O projecto tem como objectivo primordial atestar as expressões, fazendo assim um estudo profundo nelas. A ideia do dicionário colaborativo nasceu em uma brincadeira sem intenção de torna-la pública ou mundial, mas depois de 3 dias aperfeiçoando o projecto horas depois da divulgação o site recebeu inúmeras visitas de vários internautas que interagiram directamente com o site e o receberam-no com bastante entusiasmo.

O mesmo funciona como um dicionário de caçar significados, expressões outrora encontradas somente nas ruas ou entre grupos juvenis estão disponíveis para o público leitor. O Kallun é um projecto livre onde foi implementado a edição de conteúdo por qualquer usuário seguindo os procedimentos que o sistema mostra. É um projecto bastante promissor e ousado, que promete impactar a literatura nacional.

kallun2
Um exemplo de como se usa o Kallun, dicionario de calão criado por um angolano (Foto:Reprodução)

A AngoRussia apoia e incentiva o crescimento do projecto, porque é nacional e a gente gosta. Acessa agora o kallun  fique por dentro do que se fala na gíria em Angola: www.kallun.com, e da a sua contribuição ao site.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!