Candidíase vaginal é tão grave assim?


A candidíase é uma das doenças sexualmente transmissíveis, causada por um vírus. Existem varias delas mais a Candidíase Vaginal é a mas preocupante porque tem causado um grande desconforto para inúmeras mulheres.

candida-vaginal

Candidíase vaginal é a mais preocupante por afectar as partes intimas das mulher e dos homens, não s´o como também os lábios, a garganta e a corrente sanguínea. Ela surge através dos vírus da Candidíase Albicans, um fungo que já existe em pequenas percentagens no organismo humano principalmente no da mulher e vive em equilíbrio com a flora vaginal, alguns factores que vêem a surgir podem levar a um certo desequilíbrio no organismo acarretando os fungos a se multiplicar e causar vários sintomas, uma vez que a região genital feminina é bastante quente e húmida, e mais propicia para os fungos habitarem.

Existe ainda vários outros factores de riscos que podem elevar o aumento da Candidíase vaginal como diversos hábitos, exemplo: O uso excessivo de antibióticos, aumento dos níveis de estrogênio, o consumo de muitos doces e carboidratos, sexo sem camisinha, e entre outros mais factores que interferem o nosso sistema imunológico como o uso de drogas, alto nível de estresse, dormir poucas horas, gripe forte e ingestão insuficiente de vitaminas e minerais ou uma dieta pouco equilibrada.

Os primeiros sinais que ela dá é de ter um corrimento vaginal esbranquiçado, coceira na região, dores na hora da relação sexual, dor e manchas vermelhas nas vagina. Pode ser tratada com medicamentos orais e mudança de alimentação que ajudam bastante. No caso caso de não ser tratada a candidíase vaginal pode vir  a se tornar num quadro persistente em intervalos cada vez menores de tempo e também pode atingir os órgãos vitais como ter complicações nos rins, pulmões e ate a morte.

Ter uma higiene intima frequente, usar roupas de tecidos de algodão,  não usar roupas muito apertados, a não fazer a utilização excessiva de absorventes internos e usar preservativos em todas as relações sexuais, podem ajudar a evitar essa doença que incomoda muitas mulheres.

Se já foi diagnosticado por essa doença  o melhor que deve fazer é ter cuidado com algumas coisas como: Não fumar;

Evitar roupas de cores quentes, apertadas e molhadas;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Manter sempre o corpo limpo e hidratado;

Evitar relações sexuais nessa fase ou no inicio do tratamento;

Evitar alimentos com muita gordura e açúcar;

Usar cuecas de algodão largas para ajudar a manter a pele e o órgão genital fresco e seco;

Usar medicamentos pelo tempo necessário que o medico recomenda.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!