Embora normalmente seja utilizado na prática do sexo anal, é muito útil para auxiliar o sexo vaginal, quando a lubrificação natural é insuficiente ou há desconforto pela fricção, como também é utilizado para realização de exames ginecológicos e proctológicos.
Muitas das vezes, as pessoas utilizam saliva no acto sexual para aumentar a lubrificação, mas na verdade ela seca rapidamente e pode alterar o pH vaginal, motivo este que os ginecológicos aconselham sempre o uso de lubrificante durante o sexo.
- Facilita o orgasmo, muitas vezes, como a lubrificação espontânea adequada pode demorar mais que o esperado, o uso do lubrificante pode sinalizar para o corpo que já está na excitação máxima e facilitar o orgasmo.
- Pode prevenir infecções, como corrimentos ou infecção urinária.
- Evita dor no pênis, assim como pode evitar dor e machucados na vagina, também evitará para o pênis, tornando a relação muito mais prazerosa para o homem também.
- Sexo anal mais prazeroso, muito da dor que se sente ao tentar praticar sexo anal é devido ao fato de que o ânus não se lubrifica naturalmente tão bem como a vagina, o atrito aumenta, causando tensão e dor.
- Pode evitar que a camisinha se rompa, muitas pessoas se queixam que a lubrificação diminui com o uso do preservativo, mesmo aqueles que já vem com lubrificante, podem se secar com a actividade sexual, podendo-se romper ou diminuir o prazer. Por isso usar uma pequena quantidade pode melhorar muito a sensação.
- Melhora o prazer na masturbação, não só com lubrificantes como também com o uso de brinquedos sexuais, motivo que melhora durante a relação sexual.
- Sexo oral fica ainda mais agradável, ao lembrar na saliva, o uso de lubrificante pode tornar seu sexo oral muito mais agradável, por existirem muitos com sabores e cheiros diferentes, o que tornará sua relação sexual muito mais diversificada.
A secura vaginal realmente é uma indicação muito conhecida, não só para quem está na menopausa como também em outras situações, como amamentação, uso de medicações que apresentam esse efeito colateral, stress, anticoncepcionais, entre outros.