Uma peça de teatro amadora tem recebido muitas criticas nos Estados Unidos. Isso por que a montagem de uma universidade de Ohio para o espetáculo ‘The Mountaintop’ vai contar com a presença de um ator branco que ira interpretar Martin Luther King. E a autora Katori Hall deixou bem claro que não gostou da escolha do elenco.
“É verdade que nunca deixei claro no texto que os papéis deveriam ser interpretados por atores negros. Mas uma simples análise faria qualquer diretor decidir por isso. Caramba! Até na Rússia onde há poucos negros eles moveram montanhas para achar dois atores de pele escura”, disse para a autora Katori Hall para o site TheRoot.com.
A peça ira mostrar a última noite de vida do líder pacifista em um hotel. Quando estreou na Broadway em 2011 contava com Samuel L. Jackson e Angela Bassett no elenco.
O diretor da adaptação, que pertence ao departamento de estudos africanos da universidade estadual de Kent (Ohio, EUA), deu seu lado da história: “Acredito que o teatro é um espaço seguro para experimentações. Queria ver se um ator branco seria capaz de interpretar um homem que não é só um ícone afro-americano, mas um ícone americano. Por que não poderia qualquer americano interpretá-lo?”. A montagem também conta com um ator negro que vai ser um substituto no papel entre as apresentações.
Fonte: RevistaMonet