Realizador do “‘Dune’ permite um doente terminal ver o filme antes da estreia


Um doente terminal tinha como último desejo ver ‘Dune: Parte II’ e, seis semanas antes da estreia mundial, conseguiu. Tudo graças à ajuda do realizador do filme, Denis Villeneuve, que permitiu que a longa metragem de ficção científica fosse exibida numa sala de um centro de cuidados paliativos do Quebeque, no Canadá. 

Foto: Zap Cinemas

A emocionante história foi revelada por Josée Gagnon, fundadora da instituição de caridade canadiana L’Avant, que se dedica a ajudar pessoas em fim de vida a realizar os seus sonhos, ao The Washington Post.

Segundo a responsável, realizar o desejo do doente foi “uma corrida contra o tempo”, que começou em Janeiro, quando a associação lançou um apelo nas redes sociais para tentar chegar ao realizador Villeneuve.

“Gostaria de fazer alguma magia para uma pessoa no fim da sua vida”, lia-se no apelo, citado pelo The Washington Post, acrescentando que o doente tinha apenas “mais algumas semanas” de vida. Pouco tempo depois, a L’Avant revelou que tinham conseguido chegar a Villeneuve.

Gagnon contou que o diretor e a sua mulher, Tanya Lapointe, diretora executiva do filme, “ficaram tocados pelo último desejo” do homem e, por isso, acederam ao pedido.

O plano inicial seria o casal levar o doente para Montreal ou para Los Angeles, nos Estados Unidos, para que pudesse ver o filme, mas tal tornou-se “impossível” porque estava “demasiado fraco”.

Assim, a 16 de janeiro, um assistente de Villeneuve voou para o Quebeque com o computador portátil do realizador e levou-o para o centro de cuidados paliativos, onde o homem, com cerca de 50 anos, estava internado.

O doente conseguiu realizar o seu último desejo com um amigo numa sala do hospital, onde todas as cortinas estavam fechadas e ambos tiveram de assinar um acordo de confidencialidade e guardar os telemóveis para evitar fugas de informação.

“Estava tão fraco que pensámos que poderia morrer enquanto via o filme”, contou Josée Gahgon, nas redes sociais.

O homem, que teve de ver o filme legendado em francês por não entender inglês, acabou por não conseguir ver as duas horas e 46 minutos do filme devido às fortes dores que sentia. Viu apenas metade da longa metragem e acabou por morrer alguns dias depois, “levando o segredo do filme com ele”.

O filme ‘Dune: Parte II’, uma adaptação da obra original de Frank Herbert, estrelada por Timothée Chalamet e Zendaya, estreou no passado dia 29 de Fevereiro e é já um sucesso.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *