Titica dona de hits incomparáveis como “Xucalho”, foi a convidada especial neste sábado (2) de Outubro, do programa de East Africa Spotlight, da ‘HiRadio’ apresentado pela promotora de eventos Sylvia Kendy. A estação fica no coração da cidade em Amsterdã na Holanda, durante a entrevista a cantora angolana falou sobre a sua história de vida, sua trajectória na música e dança.
Titica que tem internacionalizado cada vez mais a sua carreira, fez-se acompanhar de um parente para que a ajudasse a traduzir que seria dito na entrevista, já que a língua oficial daquele país é o inglês.
Durante a conversa descontraída, a cantora contou que conseguiu ter mais visibilidade, e conquistar o mercado angolano graças as crianças que foram os seus primeiros fãs e faziam questão de dançar e cantar as suas músicas.
“Os meus primeiros fãs foram as crianças, consegui conquistar e ter visibilidade no país inteiro através delas”, recordou a artista.
Titica falou abertamente sobre as diferenças, e sobre o preconceito que algumas pessoas têm para com os gays, lésbicas e outras orientações sexuais, a artista explicou que ser diferente diz respeito apenas as diferenças notáveis por quê no final, todos os seres humanos são iguais, citando algumas características biológicas, quando a apresentadora a questionou sobre qual era a sua opinião sobre as diferenças.
“Somos todos seres humanos, respiramos, e sangramos, ser diferente, é apenas ser diferente”, respondeu a kudurista.
Enquanto Titica falava sobre a questão do preconceito ser uma luta diária na sua visa, a mesma acabou por revelar que apesar de ser uma figura nacional e internacionalmente conhecida, ainda é posta de lado e continua ser vitima de exclusão por alguns meios de comunicação social pela sua orientação sexual, e por cantar “Kuduro” que segundo a cantora, este ainda é um estilo de música bastante marginalizado.
“O preconceito sempre vai existir, porque se tornou uma luta diária, eu mesmo sento cantora nacional, e internacionalmente conhecida, ainda sou excluída de alguns meios, ainda mais por ser kudurista um estilo que ainda é estiguimatizado, revelou a artista.
Titica fez questão de deixar claro que todas as suas conquistas são frutos de seus esforços, e que não gosta de rebater criticas, porque não é uma pessoa que gosta de problemas.
A artista deixou escapar ainda que está a terminar o álbum, que era suposto ser lançado o ano passado, mas por causa da pandemia não foi possível.
A cantora é considerada umas das mais famosas de Angola, não só pela sua brilhante trajectória, mas também pelo facto de sustentar o seu sucesso, e agradar o público angolano.
Lembre-se que a autora de “Xucalho” já foi convidada a participar do carnaval brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.
Sobre a HiRadio: é uma plataforma de mídia digital fundada em 2015 pelo DJ ROYAL. Hiradio está localizada no coração do sudeste de Amsterdã, que é uma cidade urbana altamente povoada. Hiradio é dedicado à cultura africana, música, debates e outros temas relevantes que estão sendo discutidos na África.
Sendo a estação de rádio via satélite e digital mais dinâmica, Hiradio conecta a lacuna entre a cultura africana à da África na diáspora por diversos gêneros como; Afrobeat, s, High-Life, Hip-Life, Dancehall, Reggae, Reggaeton, Moombahton, Country, RnB, Hip Hop & Gospel. Hiradio se concentra na construção da marca como uma família através do engajamento.
Por: Eucadia Ferreira