Sílvio Nascimento reage ao investimento para construção do Museu do Cinema: -“Em pouco tempo será um Elefante branco”


Após o Presidente da República, autorizar as despesas para as obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2 para criação do Museu do Cinema que vão custar aos cofres do Estado 2,2 mil milhões de kwanzas, o actor angolano Sílvio Nascimento, partilhou a sua opinião sobre o assunto, tendo destacado que em pouco tempo o projecto a ser construído não possuirá quase nenhuma utilidade para a sociedade.

Foto: Instagram de Sílvio Nascimento

Após o AngoRussia, ter divulgado a referida notícia que revoltou boa parte dos angolanos, Sílvio Nascimento não ficou indiferente, e expressou o que pensava sobre o assunto. O actor começou por sugerir que se usasse metade do valor convertido em fundo de investimento para produção de curtas metragens no valor de até 5 milhões de kwanzas, que ajudaria a dar mais visibilidade as obras nacionais e os seus respectivos autores.

“Com apenas 250 milhões de kwanzas convertidos em fundo de investimento para produção de curtas metragens no valor de até 5 milhões de kwanzas, teriamos um total de 50 filmes ou produtoras beneficiadas, ou seja, mais produtoras a fazer , mais actores diferenciados no mercado, mais micro empregos e mais estórias para contar, sendo que estas podiam ser baseadas na literatura angolana e criatividade livre, dando assim, maior visibilidade as obras nacionais, aos autores, actores, realizadores, produtores e criadores no geral, potencializando o Ecossistema Cinematográfico. Resultado? Teriamos mais conteúdos até para depois irem para o pretendido Museu. Um Museu do cinema?”, questionou o actor.

Sílvio sublinhou ainda, que com a fraca produção que se tem no mercado cinematográfico nacional por falta incentivos, em pouco tempo será um “Elefante branco”.

“Com a fraca produção que temos por falta destes incentivos, sem a lei do mecenato em vigor de facto, com acções de produção com investimento próprio e aleatório por parte dos produtores desta vasta Angola, em pouco tempo será um ‘Elefante branco’ sem o efeito pretendido. Juntos podemos fazer com que o Cinema cresça antes de ir para as memórias do Museu”, finalizou.

Importa frisar que,  a construção do Museu do Cinema, tem com objectivo tornar a infra-estrutura um elemento essencial para o desenvolvimento da cultura nacional.

Exit mobile version