Sem a mulher e o filho, Príncipe Harry chega ao Huambo


O príncipe Harry chegou, ao fim da manhã desta sexta-feira, à província do Huambo, para uma visita de trabalho de algumas horas, no quadro do seu apoio às acções de desminagem em Angola.

 

Ao contrario do que se adiantava pela imprensa internacional, a esposa Meghan Markle e o filho Archie não viajaram com o príncipe até Angola. Segundo a mesma fonte, os dois teriam permanecidos na África do Sul enquanto Harry viaja pelo Botswana e Angola.

De acordo com a Angop, no aeroporto Albano Machado, o segundo e último filho da princesa Diana (o outro é o príncipe William, duque de Cambridge), que esteve igualmente nesta região em Janeiro de 1997, foi recebido pela ministra de Estado, Carolina Cerqueira, e pela  governadora da provincial, Joana Lina.

Estiveram também presentes diplomatas angolanos e britânicos, bem como representantes da sociedade civil, entre outras personalidades.

O príncipe foi acolhido com manifestações culturais pelo grupo Katiavala do Bailundo, com a sua exibição Olundongo, e pelo coral da Igreja Metodista.

 

Nesta região, uma das mais minadas durante o conflito armado terminado em 2002, o duque de Sussex vai inteirar-se do andamento do processo de desminagem e do acção das autoridades angolanas e parceiros internacionais no apoio à recuperação das vítimas das minas.

Neste contexto, manterá encontro de trabalho com entidades que integram o Sistema Nacional de Saúde, que têm contado igualmente com o apoio do seu país.

O processo de desminagem em Angola atingiu o ponto mais alto com a visita ao país, em 1997, pela princesa Diana, também conhecida como “princesa do Povo”.

A visita do Príncipe Harry a Angola acontece ao quarto dia do itinerário de dez dias, que começou na segunda-feira na Cidade do Cabo, África do Sul, onde chegou acompanhado pela mulher, Meghan Markle, e pelo filho, Archie Harrison, e de onde seguiu na quarta-feira para o Botsuana, sozinho.

Depois de visitar Angola, Harry vai estar ainda três dias no Malawi, antes de regressar à África do Sul, onde, em conjunto com Meghan Markle, vai encontrar-se com a antiga primeira dama Graça Machel, concluindo a visita com uma audiência com o Presidente, Cyril Ramaphosa.

Exit mobile version