O músico norte americano, R. Kelly que em Maio de 2019, foi acusado de crimes sexuais e extorsão pelo júri de um tribunal de Nova Iorque e considerado culpado de nove acusações, inclusive a mais grave, de extorsão corre o risco de ser condenado à prisão perpétua.
Depois de seis semanas de depoimentos, o júri deliberou apenas nove horas para concluir que, o famoso artista de 54 anos de idade, actualmente detido, era culpado de recrutar sistematicamente mulheres e adolescentes para relações sexuais, antes de aliciá-los e abusar violentamente destes.
O julgamento de R.Kelly, que foi adiado devido à pandemia de Covid-19, é visto como um marco pelo movimento feminista “MeToo”. Foi o primeiro caso de abuso sexual, no qual a maioria das vítimas eram mulheres afro-americanas.
De acordo a imprensa internacional R.Kelly poderá ser condenado à prisão perpétua, o que segundo observadores representa uma queda dramática para o criador do clássico “I Believe I Can Fly” , considerado como o rei do R&B.
A sua sentença será pronunciada no dia 4 de Maio de 2022. A procuradora do distrito leste de Nova Iorque, Jacquelyn Kasulis afirmou espera , que a deliberação do júri sirva de conforto e segurança às vítimas de R.Kelly.
Por seu lado Deveraux Cannick, advogado do cantor, que no decurso do processo projectou a vedeta como um “playboy” e “sex symbol”, cujas admiradoras queriam aproximar-se deste, declarou ficar decepcionado com o veredicto do júri e considera apresentar um recurso.
De forma a provar que R Kelly, recorria a extorsão, a justiça do Estado de Nova Iorque investigou profundamente todo o seu núcleo de colaboradores que facilitava os seus abusos.
A extorsão é considerado um crime grave nos Estados Unidos e está associado à máfia. A justiça novaiorquina qualificou R Kelly como chefe de uma empresa idêntica à máfia. Participaram no processo quarenta e cinco testemunhas, incluindo onze alegadas vítimas.
O júri que condenou Kelly era composto por cinco mulheres e sete homens. Vários procuradores federais teceram penosamente a teia de delitos, com o objectivo de provar a natureza dos crimes cometidos impunemente por Robert Sylvester Kelly, conhecido artisticamente pelo nome de R.Kelly.
Leia também: Ex-esposa de R. Kelly de coração partido após condenação do cantor