Daniel Nascimento fala sobre saúde mental e conta a sua experiência: -“Chegou uma altura que percebi que não estava bem”


O apresentador angolano, Daniel Nascimento, partilhou recentemente durante a sua participação no programa Conversas ao Sul um episódio que viveu concernente a saúde mental, facto que o impulsionou a fazer mudanças na vida pessoal e profissional.

Foto: DR

O profissional que se doou bastante para o crescimento da televisão em Angola, Daniel contou como o seu trabalho sugava as suas energias ao ponto de afectar a sua saúde mental.

“A televisão suga-nos bastante energia e eu também precisava mudar de ares, porque a minha saúde mental não estava bem (…) eu sou muito grato a vida, a tudo que eu conquistei, ao público angolano porque profissionalmente aprendi muito e espero ter ensinado. Era muito feliz a fazer o que estava fazer, com todos os prémios que recebi e foram muitos, mas chegou uma altura que percebi que não estava bem e o facto de falar abertamente desta situação é porque eu sinto que poderá existir outras pessoas, não apenas apresentadores de televisão ou artistas, pessoas anónimas”, contou.

Daniel explicou que só descobriu o incómodo na sua saúde mental, quando os pais ficaram internados devido à Covid-19, uma situação que segundo o apresentador foi ‘assustadora’ para a sua família.

“Além da carga de trabalho, a Covid veio despertar-me para a realidade de viver, os meus pais tiveram com Covid e eu apanhei o maior susto da minha vida porque eu pensei que fosse perder os meus pais e estava a gerir a situação com os meus irmãos e a partir daí lembro-me de uma médica que estava a cuidar dos meus pais ligar-me uma vez para fazer-me uma recomendação, a aconselhar que quando isto passasse tirasse umas férias e fosse descansar e, eu disse estou bem, não sabia o que haveria de acontecer”, destacou.

O apresentador ressaltou igualmente que a fase pandémica serviu como um despertar não apenas na sua vida profissional, mas a todos os níveis.

“Descobri que este período (da Covid) em que estávamos a reflectir muito mais, foi um período que me veio despertar a todos os níveis para muitas coisas que estavam adormecidas, com as quais eu não lidava, eu não tinha praticamente vida própria, vivia para o trabalho. Eu perdi aniversários de família, perdi nascimento dos sobrinhos, perdi a convivência familiar, não estava a conviver com as pessoas nem com as amizades e comecei a entrar num processo que percebi que mentalmente não estava bem ao começar a sentir os efeitos no meu desempenho profissional, acontece que eu sabia fingir muito bem. Sorria, brincava, dançava, mas, na verdade quando voltasse para casa e estivesse sozinho… e eu sinto-me mal em dizer isto porque nem os meus pais sabem, por isso é que tomei a decisão de sair”, frisou.

Daniel Nascimento ficou conhecido em Portugal por conduzir o antigo programa da SIC “Noites Marcianas” em 2001, ao lado de Susana Cacela, Paula Nunes, Jorge Mourato, Sérgio Henrique e Margarida Rebelo Pinto. O apresentador deixou Angola em finais de 2021, onde trabalhou nos últimos anos no canal ZAP Viva. Depois seguiu para o Dubai por um ano onde esteve engajado na Expo, sendo convidado para fazer espetáculos até se mudar para Portugal, onde começa agora um novo desafio profissional.

No ZAP Viva, Daniel Nascimento deu rosto aos programas ZAP News, Viva Em Casa e Zoom da Semana.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *