Coréon Dú ministra palestra no “Durban Film Mart” 2021 na África do Sul


Depois de ter liderado palestras no famoso Berlinale “Festival de Cinema de Berlim”, onde falou sobre o impacto do cinema dos países de língua portuguesa, Coréon Dú, foi convidado para ministrar um dos principais eventos da indústria cinematográfica em África, denominado “Durban Film Mart”, que aconteceu recentemente na África do Sul. 

O evento que aconteceu sob o tema, “Driven by Inspiration-(Movido Pela Inspiração)”, foi moderado pela cineasta moçambicana Lara de Sousa, e teve Coréon Dú como palestrante principal, partilhando com os demais um pouco do seu percurso e perspectivas como um dos principais directores criativos africanos, conhecido por ajudar a definir novas tendências narrativas do mercado audiovisual africano.

Na ocasião, serviu também para abordar sobre os desafios e potenciais dos mercados africanos de língua portuguesa e como as obras destes têm surpreendido o mundo audiovisual regional africano e internacional, tendo o cantor angolano frisado aos presentes a importância dos mercados PALOP manterem a sua identidade criativa , enquanto adaptam-se obrigatoriamente a exigência de clientes internacionais do mercado africano e de fora, respeitando as melhores práticas técnicas e comerciais da indústria internacional. Coréon Dú, citou igualmente que a mais valia dos PALOP é sua criatividade e ponto de vista único não a sua densidade populacional, faltando apenas aposta e investimento no trabalho dos profissionais da região luso-africana.

A novela como Windeck, que esteve nomeada ao EMMY, foi citada entre os exemplos como sendo a primeira novela africana a ser exibida no Brasil, depois de ter sido sucesso de audiência em países como Portugal , França, Nigéria, entre vários outros.

Recorde-se que em 2019, o artista foi palestrante de destaque no primeiro Pavilhão Africano do icónico Festival de Cannes, em França e 2020 no “European Film Market” do famoso Festival de Cinema de Berlim ( Berlinale).

Considerado pela revista Forbes como um dos 15 jovens mais criativos da África, Coréon Dú é conhecido por ter criado as telenovelas “Windeck” e “Jikulumessu” , documentários como Bangaologia “A Ciência do Estilo”, “I Love Kuduro” e por ter descoberto e lançado as carreiras de top models internacionais, como Blesnya Minher , Maria Borges, Amilna Estevão, Alécia Morais , Elsa Baldaia , entre várias mais.

 

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *