O músico angolano Fernando Quental autor de sucessos como ‘Quando fui a Benguela’ ‘Kandengue’, faleceu neste domingo dia (21) de Março, em Portugal, vítima de Cancro na laringe, deixando familiares, colegas, fãs e amigos consternados com o seu passamento físico.
Com 40 anos de carreira, mais conhecido artisticamente por Nando Quental, nasceu no Cunene, porém foi no Lubango onde começou a sua vida artística e fez parte do seu primeiro agrupamento musical “Shallon”, na igreja da Laje, onde era o baterista. Em 1976, depois da independência de Angola, saiu com os seus pais para África do Sul, e depois mudou-se para Portugal.
Em Portugal, é convidado por Eduardo Paim, para tocar guitarra no lançamento do álbum “Kapuete Kamundanda” do músico Paulo Flores.
Em terras lusas, Quental formou com os primos o grupo “Kizomba” em 1979, nome inspirado num grupo que já existia em Ondjiva.
A cultura nacional perde mais um dos seus pilares, um artista que animou, durante anos as noites em Angola e Portugal, o homem foi e só restaram as suas obras.
0 Comentário