Acto de manifestação do professor Coronel Bernardo continua a dividir opiniões nas redes sociais


Recentemente, um professor conhecido por Coronel Bernardo, teria sido detido pela Polícia Nacional após ter supostamente organizado uma marcha de alunos para exigirem novas carteiras numa das escolas do município de Viana. Dias após o sucedido, a atitude do docente continua a dividir as opiniões de internautas.

Foto: Reprodução Instagram (Sadrak Manuel Lufuankenda)

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o professor que também se apresenta nas vestes de um rapper, liderou uma marcha de aproximadamente 300 alunos, com o objetivo de chegarem à repartição de educação de Viana, para reclamar contra a falta de carteiras, para acomodação dos estudantes.

O posicionamento do professor, foi por um lado  aplaudido e considerado heróico.

“O professor Bernardo merece ser Ministro da Educação em Angola… Ele para além de docente se colocou no lugar de um cidadão comum que sente a dor e o sofrimento do seu povo, se colocou também como pai e mãe”. “Por favor Sr.s chefes de estado ganhem vergonha e aceitem que o vosso tempo de enganar o povo acabou… esta nova geração veio para mostrar que o povo angolano despertou e já não nos vão enganar… Viva o nosso herói Professor Bernardo”, escreveu outro internauta.

Por outro lado, houve quem reprovasse a atitude do professor e considerasse uma falta de responsabilidade.

“O professor foi detido por manifestar com os alunos a necessidade de ter carteiras na escola, ou por levar 300 crianças para rua com o risco de serem atropeladas, raptados ou outro??? Porque é um grande risco ter essas crianças na rua sem supervisão e segurança. A manifestação devia ser feita de formas a que não se colocasse a vida das crianças em risco. Se ele foi preso por este motivo por mim devia permanecer mais uns dias detido falta de responsabilidade da parte dele”, acrescentou outro.

“Usou os seus alunos para manifestação de sua insatisfação e de outros professores até mesmo da escola em si. Podia seguir segundo a constituição da república todas a orientações, nós temos direito à manifestação, podia fazer sem usar as crianças embora seja um bom método manifestar com as crianças devido ao impacto que isso causa diante a sociedade e não só, ainda assim tá errado eu como mãe não permitiria o meu filho numa desordem dessa.
Porém vejo nessas crianças um futuro melhor, as crianças vão fazer diferente amanhã”, escreveu uma internauta. “Tem razão, o professor deve ser exemplo de bom comportamento, existe uma coisa que se chama diplomacia. Ele antes de incentivar as crianças a ir à rua, deveria falar com os responsáveis da escola”, escreveu outra.

“Ilustres o professor usou os alunos para poder aparecer, fazer manifestações é de lei, mas tem regras, agora Usar as crianças com uma câmara de vídeo? Por favor aquelas crianças correram muitos riscos de vida. Tem alunos que os pais nem sabiam onde ele estavam! Por favor usa a lógica”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *