Ainda com dores no joelho esquerdo, o atleta angolano tricampeão africano de “Jiu Jitsu” na categoria de 82 quilos, Walter Lobão voltou a subir ao pódio, ao conquistar no sábado último uma medalha de bronze, no Campeonato Europeu de NoGi “sem kimono” numa luta em que participaram 20 atletas de diferentes países na Itália.
Walter Lobão já havia conquistado o terceiro lugar na passada sexta-feira (4), no “Roma International Open” onde competiram 28 atletas de diferentes países. Lobão voltou a facturar a medalha de bronze, desta vez no campeonato Europeu de NoGi “Sem Kimono”, o primeiro lugar do torneio ficou para o brasileiro Kauan Barboza, o segundo ficou para o inglês Nick Robinson.
Recorde-se que o angolano ficou três meses fora das competições por problemas pessoais e está a competir nos torneios na Itália, para melhor a sua posição no ranking mundial, mesmo com lesão no joelho esquerdo.
Classificação final do Campeonato Europeu de NoGi “sem kimono” (entre 20 atletas):
1º Kauan Barboza – Brasil
2º Nick Robinson – Inglaterra
3º Walter Faustino – Angola
3º Jaakko Vilander – Finlândia
O atleta revelou à AngoRussia, a parceria com a conceituada empresa KORAL EUROPE, líder mundial em equipamentos de Jiu-Jitsu se tornando o primeiro atleta africano a ser patrocinado pela marca.
“Depois de algum tempo de conversação, assinei contrato em Roma/Itália com Lucio Zichella, CEO da KORAL EUROPE… Contrato em ser atleta KORAL, marca líder mundial em equipamentos de Jiu-Jitsu.
Feliz porque sou o 1º atleta africano a conseguir esse patrocínio e pelo facto ser visto por eles como atleta de maior referência em África.” – revelou o atleta.
Até à data da última actualização da tabela em 2013, Walter Lobão, tricampeão africano, títulos ganhos em 2011, 2012 e 2013, era o número um do ranking na sua categoria.
Este ano, Walter Faustino participa a 4 de Maio no Open de Copenhaga, Dinamarca, e a 10 do mesmo mês no Open de Zurique, Suíça. Antes, a maior referência de Angola neste desporto, disputa de 15 a 19 deste mês, em Abu Dhabi, o Campeonato do Mundo.
Recorde-se que, Lobão, venceu o campeonato interno da aliança do Tatame, em 2010. Em 2011, no Campeonato Gracie Barra, foi segundo, tal como no nacional da classe B de judo, campeão africano, na África do Sul. No mundial de 2012, em Abu Dhabi, foi primeiro. Ainda no mesmo ano, em Lisboa, no Open Europeu, foi segundo, e no Catpen Internacional europeu, nos 82 quilos, foi terceiro.
No ano passado, Walter Faustino ganhou os títulos do Boston, Atlanta e Chicago Summer Internacional Open, disputado nos Estados Unidos, na categoria de 83 quilos. No mesmo ano, na mesma cidade e país, ocupou a terceira posição em absolutos. Ainda nos Estados Unidos, Walter ficou, na categoria de absolutos, na terceira posição nos Opens de Chicago Summer Internacional e Vegas Summer. No Campeonato do Mundo de Abu Dhabi, também no ano passado, conquistou o primeiro lugar. Ainda no mesmo país, ficou em segundo no mundial de JJB.
0 Comentário