O ex-atacante do Barcelona e do Chelsea, Samuel Eto’o, foi eleito Presidente da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot) neste sábado 11 de Dezembro.
Eto’o desmentiu o desafio do presidente interino da Fecafoot, Seidou Mbombo Njoya, depois de cinco outros candidatos terem optado por não participar na corrida eleitoral.
A eleição ocorreu no Hotel Mont Febe em Yaounde e foi supervisionada pelo presidente da comissão eleitoral da Fecafoot, Glibert Schlick.
Antes da eleição, Eto’o actuava como embaixador global para a Copa do Mundo de 2022 do Catar, enquanto Mbombo Njoya é atualmente o quarto vice-presidente da Confederação Africana de Futebol.Outros candidatos que desistiram da corrida são Maboang Kessack, Nyamsi Soter, JustinTagouh, Jules Denis Onana e Zacharie Wandja.
O triunfo de Eto’o nas eleições significa que agora vai assumir o comando do bom andamento da Copa das Nações da África de 2021, em Camarões, entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro.
A lenda africana encerrou sua carreira de jogador no Catar em 2019, quatro anos depois de encerrar sua carreira internacional, que marcou 56 golos em 118 jogos pelos Camarões.
O jogador de 40 anos ganhou o título continental duas vezes com os Leões Indomáveis em 2000 e 2002 e é celebrado como um dos ícones do futebol camaronês depois de receber o prêmio de “Jogador Africano do Ano” por quatro vezes (2003, 2004) , 2005 e 2010).
Eto’o, que passou a maior parte de sua carreira na Espanha, teve passagens pelo Real Madrid, Leganes, Espanyol, Mallorca e Barcelona entre 1997 e 2009, onde ganhou vários prêmios imcluimdo La Liga Copa del Rey.