FIFA separa-se da France Football e muda as regras da “Bola de Ouro”


Escolha do melhor futebolista do ano passa a ser limitada a um colégio de jornalistas e deixa de ficar ao critério dos capitães e selecionadores nacionais.

Messi bola de ouro 2015

A FIFA vai avançar com uma nova fórmula de atribuição da Bola de Ouro, que premeia o melhor futebolista do ano, já na próxima edição, desfazendo a parceria com a France Football, anunciou, esta sexta-feira, o organismo.

“O acordo contratual ente a FIFA e a France Football expirou. Dissemos à France Football, no início de agosto, que o contrato não seria renovado”, escreve a FIFA, em comunicado.

Sobre o novo prémio, a FIFA reserva os detalhes “para mais tarde”.

A revista France Football anunciou nesta sexta-feira o fim da parceria com a Fifa para a entrega do prêmio Bola de Ouro, designado ao melhor jogador do mundo de cada temporada. De acordo com informações de alguns veículos da imprensa europeia, as negociações com a entidade máxima do futebol não avançaram para a renovação do contrato, e não houve um novo acordo. A publicação afirmou que voltará a organizar o prêmio de forma autônoma e prometeu dar maiores detalhes em breve sobre as regras da nova premiação.

A mudança já vale para o prêmio relativo ao desempenho esportivo deste ano, no qualCristiano Ronaldo, do Real Madrid, pinta como favorito. Ele levou na mesta temporada os títulos da Liga dos Campeões e Eurocopa. Em janeiro, Messi conquistou a Bola de Ouro entregue pela Fifa como o melhor jogador de 2015.

Por conta dessa decisão, tal como aconteceu entre 1956 e 2009, a Bola de Ouro da France Football voltará a ter votos apenas de jornalistas relevantes dos países da Europa, e não mais capitães e treinadores de todas as seleções nacionais. Caberá à Fifa decidir sobre o futuro de sua premiação, conhecida como Fifa World Player (Melhor Jogador do Mundo).

Desde o início da parceria entre France Football e Fifa, em 2010, somente dois jogadores conseguiram levar a Bola de Ouro. Messi ganhou em 2010, 2011, 2012 e 2015. E Cristiano Ronaldo comemorou o prêmio em 2013 e 2014.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!