Árbitro angolano Jerson Emiliano dos Santos integra a lista dos juízes para os Jogos Olímpicos 2024


O Comité de Juízes da FIFA tornou público, nesta quinta-feira, 04 de Abril, os nomes dos árbitros escolhidos para os Jogos Olímpicos de Verão, Paris 2024. O árbitro internacional angolano Jerson Emiliano dos Santos, de 40 anos, faz parte do grupo de 42 assistentes indicados.

Pela primeira vez na história, Angola será representada por um árbitro no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Jerson dos Santos, integra a lista dos 83 juízes eleitos para marcarem presença na maior competição desportiva à escala planetária, a ter lugar em Paris, de 26 de Julho a 11 de Agosto, do ano em curso.

Para além de Jerson Emiliano, em África, destaca-se a presença da única mulher assistente indicada, a zambiana Diana Chicotesha, bem como os árbitros Del Yesso (Marrocos), Yembe Stephon ( Quénia) , Noupue Elvis (Camarões). O continente berço da humanidade terá apenas uma representação de árbitro principal , trata-se do marroquina Karboubi Bouchra, que esteve em destaque no Campeonato Africano das Nações, Côte d’Ivoire’2023. Dos 83 árbitros nomeados, 21 vão desempenhar a função de árbitro principal, 42 assistentes e 20 vídeo árbitros.

Ser o único representante do país, acaba por ser uma grande responsabilidade e, desta feita, Jerson Emiliano promete honrar a arbitragem angolana, considerando que a sua indicação servirá como porta para outros angolanos.

“É sempre uma honra quando somos chamados. Tudo bem que poderíamos ter um número significativo, mas pelo facto de ser o único acaba por ser uma grande responsabilidade e honra para mim. Certamente , não é apenas o Jerson, quando mencionarem o meu nome em cada partida, irão mencionar o meu país. Estou muito honrado e garanto que o meu desempenho poderá abrir portas para outros árbitros, assim como no Campeonato Africano das Nações, realizado na Côte D ´Ivoire, Angola teve a presença de dois assistentes”, referiu o árbitro em declaração ao Jornal de Angola.

Exit mobile version